Magazine Book – volume II – 2018 | Edição 02/17

Edição 02/2018

Magazine Book

Editorial

Nesta segunda edição, nossa temática é sobre ressignificação, processo natural que ocorre após a significação e que foi o tema da nossa primeira edição.

Se todos nós temos a capacidade de interagir com as coisas a nossa volta, porque damos significados a elas, somos capazes também de alterar esses significados e modificar completamente a forma como as percebemos.

Para conhecer um pouco mais sobre esse tema fascinante do design, convido vocês a percorrerem comigo as doze matérias e quatro artigos que foram, cuidadosamente, produzidos para dar-lhes uma pequena amostra do que o processo de ressignificação pode desencadear nas sociedades atuais e futuras.

Nosso objetivo principal é demonstrar como o design e seus processos, podem contribuir radicalmente em questões cruciais da humanidade, como a consciência sustentável, a qualidade de vida, entre outros.

As matérias e entrevistas perpassam questões como: moda com propósito e afeto; o desperdício de alimentos por questão de preconceito; espaços residenciais e comerciais que são verdadeiras galerias de signos; o design para todos e inclusivo; o impacto que o discurso do design tem sobre as pessoas; os artefatos urbanos e residenciais e suas interações; o desenho dos rituais humanos nos processos de design, todos esses temas vindos pela contribuição de profissionais que são referência no Brasil e no exterior; sem falar da excelente contribuição que os articulistas convidados nos presenteiam.

E, para conseguirmos tratar de todos esses assuntos de forma eficiente, aumentamos a publicação de 94 para 108 páginas.

Mais uma vez, quero reforçar o carinho com o qual nossa equipe produz essa publicação, para levar aos nossos leitores uma pequena amostra das possibilidades que o design oferece.

Boa leitura!
Camilo Belchior

Editor
Camilo Belchior

Jornalista responsável
Cilene Imperizieri 5236/MG

Jornalistas
Ana Cláudia Ulhôa
Pâmilla Vilas Boas
Pedro Parisi

Projeto gráfico e coordenação gráfica
Cláudio Valentin

Seção Artigos
Marcos Maia