Edição 01/2018

Magazine Book

Versão para leitura em kindles, tablets e celulares

Editorial

Sempre atenta ao processo de transformação do design, a primeira edição de 2018 da iDeia Design traz mais uma alteração em sua estrutura. Já fomos uma revista seriada, em edições de 2012 a 2015. Passamos pelas coletâneas em 2016 e nos rendemos ao digital em 2017. Para 2018, iDeia Design acompanha a tendência do hibridismo contemporâneo e da convergência, fazendo a junção de dois tipos de publicações de suma importância para quem valoriza a gestão do conhecimento: trata-se da revista/livro ou, como é mais conhecido em um contexto mundial, de magazinebook.

Esse novo estilo de publicação traz o melhor de cada um: a profundidade de conteúdo de um livro, com a amenidade e fluidez de uma revista. Portanto, não teremos as tradicionais seções temáticas e, sim, um conjunto de matérias, entrevistas e artigos que giram em torno de uma temática ampla, preparadas por nossa fantástica equipe jornalística: Cilene Impelizieri, Ana Claudia Uhôa e Pâmilla Vilas Boas, além do trabalho gráfico primoroso de Cláudio Valentin.

Nessa primeira edição, optamos por falar sobre uma temática que, particularmente, é um dos meus objetos de estudos, “a significação” no cerne do design, em suas múltiplas ramificações. Entrevistamos nomes nacionais e internacionais, conceituados nesse segmento: Donald Norman (design emocional); Vinicius Romanini e Renira Rampazzo (semioticistas); e Rafael Cardoso com o seu “design para um mundo complexo”, cada um trazendo sua visão e conceitos, dentro de suas expertises. Matérias muito interessantes, que abordam os processos da significação e que nos fazem refletir sobre nossa relação com o mundo tangível e intangível que nos rodeia.

Como nosso público maior situa-se entre arquitetos e designers, trouxemos um projeto muito bacana, criado e desenvolvido em Belo Horizonte: o Mercado da Boca é uma proposta com significados completamente diferentes do que conhecemos. Vejam a análise semiótica social feita por Renato Caixeta e atentem para o projeto de iluminação que fez toda diferença!

E, para reforçar nosso conteúdo, a seção “Artigos” traz dois textos que primam pela importância da narratividade do design com a designer e pesquisadora italiana, Silvia Crimaldi, e o cineasta brasileiro João Carlos Massarolo, ambos sob a curadoria do roteirista e pesquisador em linguagens, Marcos Maia.

E, tem muito mais! Olhe no índice, leia tudo atentamente e desfrute desse trabalho que, como sempre, é feito com muito carinho por toda uma equipe de profissionais que se empenham em trazer o melhor da informação e conhecimento até vocês.

Boa leitura!
Camilo Belchior

Editor
Camilo Belchior

Jornalista responsável Cilene Imperizieri 5236/MG

Jornalistas
Ana Cláudia Ulhôa Pâmilla Vilas Boas

Projeto gráfico e coordenação gráfica Cláudio Valentin

Seção Artigos
Marcos Maia