Inovação centrada no ser humano

A americana IDEO é a mais influente, reconhecida e premiada agência de design do mundo

por: Pamilla Vilas Boas

Foi em 1991, quando Tom Kelley trabalhou com um grupo de antropólogos, que sua visão sobre o design centrado no ser humano se transformou. Na época, gerente-geral da IDEO, ele percebeu que havia ótimos profissionais de áreas técnicas capazes de resolver problemas, mas que a questão fundamental – saber qual problema resolver, ainda permanecia sem resposta.  Para Tom, também autor do livro “10 faces da inovação”, o papel do antropólogo é um dos mais importantes nos processos de inovação. Com seu olhar não viciado e naturalmente centrado no ser humano, esse profissional merece destaque entre os 10 papéis fundamentais que Kelley descreve no livro.

“Nesse ponto entraria o antropólogo, capaz de, a partir de observações, perceber onde uma pessoa ou um cliente não está tendo uma boa experiência. Assim que um antropólogo identifica o problema, a equipe técnica tem mais sucesso ao resolvê-lo. Por isso digo que é a fase da inovação de maior influência”, ressalta na entrevista no vídeo abaixo:

 

IDEO, uma compahia global de design, foi criada em 1981 quando a agência desenhou o primeiro mouse com rolamentos para a Apple, mais barato e mais eficaz do que os similares de então. O mouse dos computadores atualmente ainda segue o mesmo princípio. Hoje, a IDEO figura na lista das 10 empresas mais influentes pela Fast Company, junto com a Google, Apple, Amazon e Intel. Segundo a revista, a IDEO antes desenhava objetos. Agora, muda comportamentos.

A IDEO foi criada em 1981 quando desenhou o primeiro mouse com rolamentos para a Apple

Tom Kelley é também um dos formuladores do chamado design thinking. “Mas, o design thinking está mudando tudo. As pessoas começam a entender que o design existe para ajudá-las”, afirma em entrevista à Época negócios.  Em 2003, Kelley teve a ideia de parar de chamar a IDEO de agência de design e inventou o termo design thinking. A mudança de nome atraiu publicidade e foi incorporada por agências em todo o mundo, uma das razões para o sucesso e expansão da IDEO. A marca já desenvolveu mais de 4 mil produtos, registrou por volta de mil patentes para 267 empresas e ganhou 350 prêmios internacionais, tornando-se a agência de design mais reconhecida e premiada no mundo. Hoje, tem escritórios em Chicago, Londres, Munique, Nova Iorque, Palo Alto, São Francisco, Xangai, Cambridge e Tóquio.

A marca já desenvolveu mais de 4 mil produtos, registrou por volta de mil patentes para 267 empresas e ganhou 350 prêmios internacionais

Um dois projetos mais recentes, realizado em 2015, foi a criação de um sistema escolar no Peru. O maior desafio do projeto era redesenhar a experiência de aprendizagem em uma rede de escolas – do currículo à formação de professores e os edifícios, visando a expansão da rede para proporcionar educação de qualidade internacional a um preço acessível aos peruanos. O design centrado no ser humano foi o cerne do programa e a compahia vem aplicando essa metodologia em projetos complexos envolvendo saúde, educação, governo, dentre outros.

A IDEO criou um sistema escolar no Peru a partir do design como ferramenta estratégica

De acordo com informações disponíveis no site da IDEO, em 2010 a empresa peruana construiu cinco escolas sob a marca Innova, mas percebeu que o modelo de educação adotado não poderia crescer, devido a falta de professores bem treinados no Peru e o aumento dos custos com a terra. Para resolver esses problemas, os pesquisadores da IDEO visitaram escolas-modelo e programas de aprendizagem em todo o mundo. Ao longo do projeto, eles colaboraram com professores, alunos e equipe para a co-concepção do trabalho. A partir de uma abordagem abrangente do design na solução de problemas, esse projeto educacional está a caminho de se tornar, até 2018, a maior rede de escolas privadas da região. Até agora, a Innova abriu 41 escolas, com mais de 32 mil alunos inscritos. “Através da criação de novos papéis e um conjunto alinhado de valores, o escritório central da Innova tornou-se uma organização muito mais ágil e criativa. Eles estão constantemente pesquisando o mundo para se inspirar na forma de educar melhor seus alunos, criando novações. Eles percebem que o pensamento de design pode se tornar parte integrante do gerenciamento diário dessa crescente rede de escolas”.

“Meu sonho para o futuro da IDEO é o mesmo que naquela época: que todos na IDEO encontrem seu chamado, que estar aqui seja como trabalhar com amigos, que todos nós estejamos curtindo nossas vidas e que estejamos envolvidos no que sentimos ser um trabalho importante que colocamos pessoalmente na Terra para fazer,” afirma Tom Kelley.